O conceito comum de evolução se baseia em aprender a lidar com a vida de um ponto de vista mercantil, isto é, ser adulto significa ser um homem de bens, com um trabalho numa empresa de nome para obter a tão desejada independência financeira.
Você se torna adulto porque não tem mais desejos infantis, não liga mais para brinquedos, desenhos ou videos games, agora você deseja ser um homem bem sucedido, com bens como propriedades, automóveis e dinheiro no banco, ora, perceberam a ironia?
Evoluir tem muito mais a ver com a sublimação do que se adquiriu na infância, desde aos aprendizados básicos (afinal você caminha, corre, come, defeca e urina com muito mais habilidade do que quando tinha 5 anos, né) aos aprendizado na escola e principalmente na vida.
E principalmente as brincadeira e os meios de entretenimento desenhos, séries etc.. tudo isso lhe trazia alguma emoção e lhe impactou de alguma forma, isto é, você aprendeu algo. Se você esta sintonizado com a sua criança interior , hoje você sabe o que aquilo te ensinou e anda praticando na vida adulta, e não simplesmente 'perdeu a graça porque é coisa de criança'.
Isto se chama amadurecer, a Verdadeira Essência do evoluir, que contrário do senso comum , não é ficar adulto, ora isso é simplesmente biologia, saber usar a sua força da criança interior, educação espiritual é para poucos.
Não confunda criança interior com Infância Mal Resolvida.
Infância é o estado de ignorância do homem, ele é totalmente dependente do outro para viver.
Quando somos criança realmente precisamos de ajuda em muitos aspectos, o físico e emocional, na medida que vamos crescendo nos tornamos mais independentes, porém apenas no contexto material, ir e vir sem ajuda qualquer animal possui a mesma capacidade, pois no campo emocional é diferente, os adultos continuam dependentes, isso configura uma imaturidade é infância mal resolvida.
Muitos adultos são apenas crianças grandes, pois não conquistaram a Independência Emocional, continuam com os mesmo desejos por brinquedos, só que são maiores agora, e isto geralmente está vinculado a uma dependência emocional que antes era dos pais, agora é um outro alguém, um certo grupo ou porque não, a sociedade.
O ciclo de sofrimento se condensa mais quando se encara esse quadro social como qualidade de vida, sucesso, exemplo social, enfim, o preço para essa qualidade de vida é alto pois não sobra tempo nem disposição para o olhar interior, os questionamentos existenciais ficam para as "viagens" dos filmes e livros (e isso é muito raro) e muito dinheiro gasto com as distrações das festas, eventos, drogas, jogos e qualquer prática que mantenha a mente ocupada suficiente para não entrar nestes méritos (que é mal e porcamente resumida em "Sentido da Vida") afinal, quem tem maturidade suficiente para encarar a si mesmo?
O homem ignorante é o homem infantil, e ter consciência disso é maior passo para quem quer tirar os pés da lama da mente, só é necessário mudar o foco.
Caio Elil.