quinta-feira, 19 de outubro de 2017

MULHER MARAVILHA E O SAGRADO FEMININO

Se existe a Criação tem que existir a Recepção, a força feminina é tão forte e inerente quanto o universo.

Mulher - Maravilha ou Princesa Diana de Themyscira do universo DC, apareceu pela primeira vez na revisa All Star Comics #8 de dezembro de 1941, escrito pelo Dr. Willian "Charles" Moulton e ilustrada por H. G. Peter.


Bela ilustração do símbolo

É considera um dos maiores ícones da cultura pop do sexo feminino e a razão disto será explanada a seguir.

Este personagem carrega uma simbologia maravilhosa em relação ao poder feminino.

Tal poder que está inerente no universo, a polaridade feminina, quando tratamos de Sagrado Feminino, é desta força universal que se trata e não a uma específica linha de pensamento ou religião.

O sétimo grande princípio hermético - diz que há um Gênero manifestado e tudo, ou seja, que há masculino e feminino. Entretanto, é preciso deixar claro que o Gênero, no sentido hermético, é derivado da raiz latina que significa gerar, procriar, produzir.
Essa palavra tem um significado mais geral que o termo sexo, que se refere às distinções entre coisas viventes: machos e fêmeas.
O sexo é simplesmente manifestação do Gênero em um certo plano. (o físico, da vida orgânica). 


A partir da visão taoísta do mundo tudo está manifestado com base duas forças a do Yin e do Yang, isso vai desde o universo até  uma partícula atômica. Então assim está a condição humana, dividida nas força masculina e feminina, não são opostas e sim cooperativas e só é possível a criação através desta  união.
Resultado de imagem para tai ji yin yang
Tai Ji, nome deste símbolo taoista
                                  

Se tratando do filme desta personagem fantástica,com direção de Patty Jenkins e estrelado por Gal Gadot, percebe-se a  simbologia da grande força da mulher, que foi retratado em uma circunstância de guerra, onde as amazonas foram treinadas para tal evento.

 Num passado distante Ares matou todos, mas Zeus ainda ferido, o derrotou. Antes de sucumbir, Zeus deixou uma arma mortal contra deuses o pai de todos criou uma ilha remota onde as amazonas pudessem viver em paz sem  a intervenção do homem. 

Diana é filha de Zeus, e representa  a força do pai na Terra, as amazonas inclusive sua mãe Hipólita a protegem mas  uma delas,sua tia Antíope, intui  que ela terá que lutar um dia por isso a treina pessoalmente.

 Em Themyscira ou Ilha Paraíso  ninguém sai e ninguém entra, muito menos um homem até um acidente aéreo de um militar durante a 2ª guerra, o soldado das forças aéreas cai nas praias da ilha que de alguma forma a barreira dimensional  que a protegia foi quebrada, e com esta abertura  o exército que estava atrás do acidentado invade a ilha dando início a uma tremenda guerra e matando vários e várias.

Analisando a sabedoria desta história identifica-se a polaridade Yang, masculina e mais sutil, poder do Céu representado por este homem,Steve  Trevor  que veio em seu avião, Princesa Diana representado obviamente a força Yin, poder da Terra vindo de baixo mergulhando no mar e resgatando-o salvando da morte. Na sabedoria antiga, sabe-se que antes havia apenas uma força no ser humano até que houve a 'queda dos anjos' para que o jogo evolutivo da humanidade pudesse continuar, assim é a razão da queda de Lúcifer como consciência feminina e em seguida Miguel ou Mikael como consciência masculina para resgatar Lúcifer para manter o equilíbrio, e assim é de acordo com  a guerra dos céus conhecida como “Tarakamaia”. 


Imagem relacionada
Diana indo buscar Steve, simbolizado a Queda dos Anjos

 Como um dos filhos do Eterno, de hierarquia avançada, caiu  na humanidade emitindo através do mesmo uma nova consciência angélica para equilibrar o jogo evolutivo da humanidade. Pelas imagens de Diana descendo do topo da montanha e buscando o homem podemos nos conectar a este grande evento na humanidade,como ela se encontrando com a humanidade para dar início a uma nova Era.

O poder feminino, trás a realização, ou seja, torna as coisas possíveis, materializa a ideia. É por causa da decisão de Diana, de escutar o chamado do herói em sua vida, que a guerra se dirige para o fim e acima disso trazer o equilíbrio a humanidade,isto é, a realidade femimina equlibrando e dando substância aos homens. E além disso,  história de um ser puro (angelical/semideifico) se apaixonar  por um ser humano é uma história que já está no nosso inconsciente coletivo como prova de resquícios destes eventos.

Imagem relacionada

Na citação onde Diana diz: “Ares está influenciando os homens a lutar” , é bastante coerente astrologicamente, pois a época entre 1909 até 1947 estava sendo regido pelo planeta Marte, que na linguagem grega é chamado de Ares, o deus da guerra, isto é, muitos desafios e conflitos entre os homens, gerando a então 2ª guerra mundial.

Resultado de imagem para mapa astral  em 1945
exemplo do mapa astral de 1942, regência de Marte



Diana se dispôs a  enfrentar Áries para retornar a paz no mundo, isto é uma simbologia que nos ensina a epopeia evolutiva do ser humano tendo sempre  que resgatar seu equilíbrio, a força feminina vindo equilibrar  e amenizar a excessiva energia masculina que estava destruindo a humanidade, representada por  Ares.

No momento do avanço de Diana investindo na travessia do campo dominado pelo lado oposto, ela se veste com seu elmo protetor que traz uma grande simbologia, o triângulo invertido e uma estrela no meio.



Triângulo invertido , o formato do elmo é o símbolo máximo da Terra, 
a parte fértil, a mãe natureza.


A estrela no meio do elmo representa a fonte energética que ali reside, o chackra frontal, ou Ajna,  e é representado em ilustrações o triangulo invertido. Suas funções são os processos de raciocínio, visão, inteligência e estratégia. Em estado avançados é possível desenvolver a clarividência, em algumas histórias, Mulher- Maravilha possui capacidade de telepatia, função regida também por este plexo energético .

    Imagem relacionada

No  arcano  Ás de copas do Tarot, é um cálice cheio, representa a resolução de problemas com força vital plenitude e estratégia nas diretrizes que se deseja traçar. Esta energia está encorporada em Diana lutando para dar fim a guerra.

O cálice é símbolo da receptividade da face feminina, sua forma contém a ideia de um plano de amor incondicional e transcendente, acima dos padrões humanos, a receptividade amorosa, a Terra é a verdadeira mãe, ela sempre irá nos sustentar, este é o Sagrado Feminino e a busca pela verdadeira natureza da mulher.

O cálice  é  um triângulo invertido, fazendo jus ao simbolismo
à força feminina da receptividade.



No fim, Trevor está no céu, como começou, a força masculina Yang luta no céu, enquanto Diana Yin  luta na terra finalizando a grande representação das polaridades e suas funções,  uma bela arte visual.


Todos os seres possuem o Yin e o Yang dentro de si, é um erro achar que uma é inferior a outra, existem ciclos de atuação  entre  elas como no dia o sol se põe para o lua atuar, é a natureza nos ensinando como funciona o metabolismo universal.

 Resultado de imagem para steve trevor dies


Diana, a Mulher Maravilhosa é uma força astral inerente em todas as mulheres, é  a força para lutar e se impor no mundo com verdadeira humildade reconhecendo sua função sagrada. No homem também existe esta energia que deve ser encarada como igual e cooperativa. Criar esta consciência é  o sexo divino, a união das forças para a criação de uma nova energia, a alquimia interior, é assim no plano físico assim como não plano astral. “tudo que acontece em baixo é igual e análogo ao que acontece em cima” como diz uma das leis do hermetismo.

Com essa lição que aprendemos com este personagem/história, nos conectamos com nossa natureza e  assim como uma das mensagens que traz o Ás de copas, regozijarmos o que não está de  acordo como nossa evolução.

Se você entrou em sintonia com esta mensagem, compartilhe e enriqueça o seu ciclo social.

Caio Elil.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

HOKUTO NO KEN E AS ARTES MARCIAIS ESOTÉRICAS

As Artes Marciais, antes de serem Marciais , eram Místicas, qual foi a inspiração para esta obra? tem fundamento? tem sim, e vamos falar disso!
. 

Hokuto No Ken é um mangá dos anos 80, criado por Buronson (roteirista) e Tetsuo Hara (o ilustrador),  na tv brasileira nunca foi exibido o anime é também da década de 80.
Resultado de imagem para hokuto no ken
O enredo desta historia se baseia em duas épocas, pré-apocalipse e pós – apocalipse.
Na era pós- apocalipse  em torno dos de 1990 que  foi causado pelos próprios seres humanos, usando armas nucleares, devastando toda a fauna e flora, os paradigmas mudaram e armas de fogo não existem mais, nem dinheiro ou joias tem algum valor. Os homens contam com restos de tecnologia de transporte e armas rusticas como facas e machados.

Kenshiro Kasumi, ou apena Ken, é o centro desta história, ele é o herdeiro de uma linhagem de uma Arte Marcial muito perigosa, intitulada com “Arte do deus da morte”, “Arte para assassinato”, que se baseia em acertar pontos vitais do corpo humano para ferir de dentro para fora, ela se chama   Hokuto  Shinken, Punho Divino da Estrela do Norte.

Esta técnica foi criada de acordo com  mangá esta arte foi criada à 1.800 anos antes da época dos Três Reinos, ela segue o princípio do Yin e do Yang, que foi passada por um velho mestre para os ancestrais de Kenshiro e seus irmãos.   A aventura  de Ken  atrás de seus irmãos que são também herdeiros de Hokuto Shinken é bastante vasta, e é necessário assistir animações paralelas que explicam detalhes, porém focaremos na origens reais desta arte marcial criada para o anime/mangá.


O Punho Divino de Hokuto, deriva de uma Arte Marcial Chinesa baseada no equilíbrio das energias Yin e  Yang. Isto é uma referência direta dos princípios do Gong Fu. (kung Fu)


 Se diz ser criada na época dos três reinos entre 169 e 280 D.C os registros mais antigos do Gong Fu são de 356 DC na qual é a construção do templo Shaolin.



“Se baseia em acertar pontos vitais do corpo humano...” ou seja, este pontos se referem a Acupuntura, a ciência médica milenar chinesa, existem registros da Dinastia Shang agulhas de bronze datadas de 1000 AC . Os registros mais antigos de materiais de Acupuntura é das Pedras Bian datadas de 10000 A.C e os registros oficiais do uso desta técnica  para tratamento de doenças  é O Livro do Imperador Amarelo e o Clássico das Dificuldades,escrito  entre 206 e 220 AC.


Imagem relacionada
Ilustração de Bodhidharma, famoso por ser bastante severo
em sua lições.


O uso dos conhecimentos das energias dos pontos vitais para auto defesa foi só foi ser usado muito tempo depois, quando o Bodhsatva Bodhidharma viajou até o templo Shaolin, e lá desenvolveu exercícios respiratórios para os monges para melhorarem a saúde e em seguida os próprios monges perceberem que estas técnicas podem ser usadas para auto defesa ao se deparar constantemente com invasores e até mesmo animais selvagens(!)



Monges estudando e ensinando técnicas da
Acupuntura.


Resultado de imagem para shaolin temple chinese medicine

Os monges Shaolin, já usavam o conhecimentos dos meridianos energéticos pois fazia parte do conhecimento geral do templo, a união deste conhecimento com artes marciais  se remete as frequentes invasões ao templo, pois usavam para se defender, não matavam, mas inutilizavam os seus oponentes .





A soma de todos os ponto da direta e esquerda 
                                                                                                                                               


Uma outra concepção da inspiração para Hokuto Shinken, é uma técnica usada para manipular o Qi ( lê-se T´chi, em japonês é Ki ,energia vital) para atingir a longevidade e a consciência superior, chamada Tai Ji, e é focada no equilíbrio do Yin e do Yang mais do que se pode imaginar.  Os ideogramas de Tai ji se referem ao altíssimo, ao mais elevado estado de consciência universal, pode ser chamado de divindade, assim como Shinken , que nesta ordem significa “punho divino”, e Tai Ji Quan é “Punho do grande cume”, ou “altíssimo”.


Zhang Sanfeng, desenvolvedor de Tai Ji depiois de um insight
ao observar um conflito entre uma garça e uma serpente.


A realidade nesta obra está nos conceitos e não na ilustração.  
Além de Ken, muitos possuem a técnica de Hokuto, são todas baseadas no controle do Qi.

Concentração no chackra Mulahadra ou Dan- Tien




Em Souten No Ken,  que é um prelúdio, é apresentado o ancestral de Kenshiro, chamado Yan Wang, e com ele vários outros que possuem a técnica, com características diferentes, temos o Lin Wang que é mestre no controle do Qi para com objetos externos, isso é possível quando se sabe os princípios do Qi e do Yin e Yang.




As Artes Marciais Místicas foram ensinadas antes para manter um link com a espiritualidade, afinal para chegar em níveis de consciência elevados é necessário que a saúde esteja em dia. Este modelo de pensamento voltado ao equilíbrio tem total influência de Budha Siddhartha, que depois de passar por várias práticas ascéticas chegou a um insight, quando estava quase morrendo na beira de um pequeno rio, assistiu a afinação de um bajo, e percebeu que se este instrumento ficar frouxo não toca nada da mesma forma que se ficar muito apertado também não servirá para nada. Portanto somente o Caminho do Meio, poderia favorecer uma evolução de consciência a fim de entender o sentido da vida e assim encontrando a felicidade.
uma bela representação, para que sintonizarmos com a mensagem

Bodhidharma (Daruma no Japão) sacerdote budista que recebeu instrução de Budha, seguiu este princípio do caminho do meio quando ensinou aos monges os exercícios que hoje são o que conhecemos como Kung Fu (Gong Fu)

Com este fato, costumo dizer que se eles estão praticando o Wushu/Kung Fu, estão indiretamente praticando o budismo, afinal estão buscando um equilíbrio na vida.

Se você entrou em sintonia com esta mensagem, compartilhe e enriqueça o seu ciclo social.


Caio Elil.