terça-feira, 17 de outubro de 2017

HOKUTO NO KEN E AS ARTES MARCIAIS ESOTÉRICAS

As Artes Marciais, antes de serem Marciais , eram Místicas, qual foi a inspiração para esta obra? tem fundamento? tem sim, e vamos falar disso!
. 

Hokuto No Ken é um mangá dos anos 80, criado por Buronson (roteirista) e Tetsuo Hara (o ilustrador),  na tv brasileira nunca foi exibido o anime é também da década de 80.
Resultado de imagem para hokuto no ken
O enredo desta historia se baseia em duas épocas, pré-apocalipse e pós – apocalipse.
Na era pós- apocalipse  em torno dos de 1990 que  foi causado pelos próprios seres humanos, usando armas nucleares, devastando toda a fauna e flora, os paradigmas mudaram e armas de fogo não existem mais, nem dinheiro ou joias tem algum valor. Os homens contam com restos de tecnologia de transporte e armas rusticas como facas e machados.

Kenshiro Kasumi, ou apena Ken, é o centro desta história, ele é o herdeiro de uma linhagem de uma Arte Marcial muito perigosa, intitulada com “Arte do deus da morte”, “Arte para assassinato”, que se baseia em acertar pontos vitais do corpo humano para ferir de dentro para fora, ela se chama   Hokuto  Shinken, Punho Divino da Estrela do Norte.

Esta técnica foi criada de acordo com  mangá esta arte foi criada à 1.800 anos antes da época dos Três Reinos, ela segue o princípio do Yin e do Yang, que foi passada por um velho mestre para os ancestrais de Kenshiro e seus irmãos.   A aventura  de Ken  atrás de seus irmãos que são também herdeiros de Hokuto Shinken é bastante vasta, e é necessário assistir animações paralelas que explicam detalhes, porém focaremos na origens reais desta arte marcial criada para o anime/mangá.


O Punho Divino de Hokuto, deriva de uma Arte Marcial Chinesa baseada no equilíbrio das energias Yin e  Yang. Isto é uma referência direta dos princípios do Gong Fu. (kung Fu)


 Se diz ser criada na época dos três reinos entre 169 e 280 D.C os registros mais antigos do Gong Fu são de 356 DC na qual é a construção do templo Shaolin.



“Se baseia em acertar pontos vitais do corpo humano...” ou seja, este pontos se referem a Acupuntura, a ciência médica milenar chinesa, existem registros da Dinastia Shang agulhas de bronze datadas de 1000 AC . Os registros mais antigos de materiais de Acupuntura é das Pedras Bian datadas de 10000 A.C e os registros oficiais do uso desta técnica  para tratamento de doenças  é O Livro do Imperador Amarelo e o Clássico das Dificuldades,escrito  entre 206 e 220 AC.


Imagem relacionada
Ilustração de Bodhidharma, famoso por ser bastante severo
em sua lições.


O uso dos conhecimentos das energias dos pontos vitais para auto defesa foi só foi ser usado muito tempo depois, quando o Bodhsatva Bodhidharma viajou até o templo Shaolin, e lá desenvolveu exercícios respiratórios para os monges para melhorarem a saúde e em seguida os próprios monges perceberem que estas técnicas podem ser usadas para auto defesa ao se deparar constantemente com invasores e até mesmo animais selvagens(!)



Monges estudando e ensinando técnicas da
Acupuntura.


Resultado de imagem para shaolin temple chinese medicine

Os monges Shaolin, já usavam o conhecimentos dos meridianos energéticos pois fazia parte do conhecimento geral do templo, a união deste conhecimento com artes marciais  se remete as frequentes invasões ao templo, pois usavam para se defender, não matavam, mas inutilizavam os seus oponentes .





A soma de todos os ponto da direta e esquerda 
                                                                                                                                               


Uma outra concepção da inspiração para Hokuto Shinken, é uma técnica usada para manipular o Qi ( lê-se T´chi, em japonês é Ki ,energia vital) para atingir a longevidade e a consciência superior, chamada Tai Ji, e é focada no equilíbrio do Yin e do Yang mais do que se pode imaginar.  Os ideogramas de Tai ji se referem ao altíssimo, ao mais elevado estado de consciência universal, pode ser chamado de divindade, assim como Shinken , que nesta ordem significa “punho divino”, e Tai Ji Quan é “Punho do grande cume”, ou “altíssimo”.


Zhang Sanfeng, desenvolvedor de Tai Ji depiois de um insight
ao observar um conflito entre uma garça e uma serpente.


A realidade nesta obra está nos conceitos e não na ilustração.  
Além de Ken, muitos possuem a técnica de Hokuto, são todas baseadas no controle do Qi.

Concentração no chackra Mulahadra ou Dan- Tien




Em Souten No Ken,  que é um prelúdio, é apresentado o ancestral de Kenshiro, chamado Yan Wang, e com ele vários outros que possuem a técnica, com características diferentes, temos o Lin Wang que é mestre no controle do Qi para com objetos externos, isso é possível quando se sabe os princípios do Qi e do Yin e Yang.




As Artes Marciais Místicas foram ensinadas antes para manter um link com a espiritualidade, afinal para chegar em níveis de consciência elevados é necessário que a saúde esteja em dia. Este modelo de pensamento voltado ao equilíbrio tem total influência de Budha Siddhartha, que depois de passar por várias práticas ascéticas chegou a um insight, quando estava quase morrendo na beira de um pequeno rio, assistiu a afinação de um bajo, e percebeu que se este instrumento ficar frouxo não toca nada da mesma forma que se ficar muito apertado também não servirá para nada. Portanto somente o Caminho do Meio, poderia favorecer uma evolução de consciência a fim de entender o sentido da vida e assim encontrando a felicidade.
uma bela representação, para que sintonizarmos com a mensagem

Bodhidharma (Daruma no Japão) sacerdote budista que recebeu instrução de Budha, seguiu este princípio do caminho do meio quando ensinou aos monges os exercícios que hoje são o que conhecemos como Kung Fu (Gong Fu)

Com este fato, costumo dizer que se eles estão praticando o Wushu/Kung Fu, estão indiretamente praticando o budismo, afinal estão buscando um equilíbrio na vida.

Se você entrou em sintonia com esta mensagem, compartilhe e enriqueça o seu ciclo social.


Caio Elil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário