quarta-feira, 15 de novembro de 2017

GHOST IN THE SHELL E O EXISTENCIALISMO



A premissa do androide é a questão de 'quem somos ?' e a partir desta questão, como saber que você  É e o que você não É .

Ghost In The Shell é um mangá/anime no estilo cyberpunk, foi criado por Massamune Shirow, o  mangá foi adaptado nos filmes Ghost In The Shell de 1995 e Ghost In The Shell - Innocence.


O filme que saiu em 31 de março de 2017, estrelado por Scartlet Johansson, que encorporou Motoko Kusanagi ou Major, será a referência de hoje, embora não haja tanta similaridade com o mangá ou os animes, vamos tratar da realidade que está por trás desta obra,as grandes questões que por sinal não foram resolvidas no ser humano. A do existencialismo.

A maioria dos filmes e outras obras sobre robôs e/ou ciborgues (metade humano e metade robô) fazem questionamento deste nível, tudo parece ter começado com as séries de obras de ficção científica escrito por Isaac Azimov, que  elaborou as 3 leis da robótica, são elas:




1) um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal; 

2) os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei;

3)  um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.


Asimov foi o escritor de muito livros de ficção inclusive "Eu, Robô" de 1950, que aborda uma realidade onde as pessoas tem que aprender a lidar com os robôs mais espertos, por isso as leis foram criadas, e também um embasamento para as suas procedentes.
Imagem relacionada
Num futuro próximo..


Portanto, Ghost In The Shell, aborda uma crítica ao modo de ver a existência humana, ou seja, partindo do princípio de que a própria maquina não se sente confortável com consigo mesmo.

Como as pessoas, que estão agindo como robôs, programados para reproduzir  o que a sociedade entende como "certo", "errado", "sucesso" etc

O personagem principal, é na verdade o próprio homem inserido na sociedade,é você, eu, e todos aqueles que estão acordando para a realidade, questionando a razão da vida e nos interessando nos assunto do Espírito, a camada mais real possível.

Major, é uma ciborgue que trabalha junto ao serviço secreto que investiga cyber-hackers num futuro próximo, onde a humanidade atingiu um patamar tecnológico altíssimo em prol do bem-estar, estética, conforto e aprimoramento humano com aparatos cibernéticos.

Imagem relacionada
sociedade em um futuro não tão distante, algo em que já estamos inseridos.



Neste futuro não parece ser muito diferente do nosso presente, as pessoas continuam vislumbradas por tecnologia e ignorando as capacidade essenciais do ser humano, as experiências empíricas parecem ser somente para robôs, enquanto os humanos se preocupam em  aproveitar o comodismo e prazeres cada vez mais superficiais.

Robôs ao bel prazer do homem

Em contraste, Major durante suas investigações se sente intrigada com cenas que aparecem como flashs em sua mente,  e além disso, muitos questionamentos acerca do que é o ser humano, o que ele sente e o que ela é.

Major se (re)descobrindo tentando entender as sensações humanas.


Existe  uma obra cinematográfica bastante concisa nestas questões, Matrix (1999) lhe faz perguntar diariamente, qual o seu papel no universo, o que é de fato real?
Imagem relacionada
Matrix foi um sucesso em trazer estas reflexões



As cenas de ação nestes filmes são para tornar - los chamativos , acredito que existe uma linguagem arquetípica nos filmes de Hollywood. Talvez os diretores e produtores queiram de forma inconsciente ou não, transmitir estes símbolos para o público, mas não significa que todos irão captar as mensagens, por isso são camufladas, caso contrário não venderia o filme.


Será que você está lutando por seus verdadeiros ideais ou os que  foram implantados
na sua cabeça por via da imposição da sociedade?


Quando Major fica cara-a-cara com o hacker que eles estavam investigando, acontece uma inversão de conceitos,ela descobre que ele é na verdade um ciborgue com as mesmas questões que Major carregava e então ela percebe quem  na verdade é  o vilão da história, era os seus superiores. 

Tal situação de manipulação é altamente real em nosso cotidiano, afinal é muito simples uma empresa de multimídia criar toneladas de conceitos sobre  uma determinada linha de conhecimento, filosóficas etc, e ridiculariza - las hipnotizando o público, tornando-os verdadeiros androides, que só sabem reproduzir conteúdo.


A grande mensagem ficou no ato dela ir atrás de seu passado, se rebelando ao o sistema em busca da verdade, de seu verdadeiro nome, sua verdadeira identidade. Descobriu que sempre foi uma revolucionária, razão de  sua índole resistente. Essas cenas nos trazem uma grande sabedoria de vida. No budismo, existe uma máxima que diz : "A felicidade vem com o conhecimento" ou "O amor vem com a sabedoria". Oras, se você sabe quem você é, de onde  você vem e pra onde vai, para que sofrer?

Resultado de imagem para Ghost In The Shell
 Somente o autoconhecimento salva.


Apesar do passado ser bastante traumático, é possível se curar através do autoconhecimento, quando Major descobre quem ela é de fato, no caso Motoko, toma consciência de que ela é maior do que seu 'Shell" ou corpo, o seja um ser sem limites.
E a partir daí toma suas próprias decisões acerca de sua realidade, e os que estão ao seu redor tendem a respeitar isto.
Prove que você não é um robô, autoriza a mudança na sua vida

Essa é a lição máxima, o despertar da consciência, a saída da Matrix, a iluminação.
Só você é capaz de mudar a sua realidade, mais ninguém, quem acredita que a realidade externa que tem poder sobre o homem, é na verdade um androide que prefere seguir ordens para se sentir seguro e longe da responsabilidade.

Para você que não é um robô, deve saber:

- Você autoriza sentir tristeza, raiva, depressão, viver na pobreza e na doença.
- Você pode não autorizar o sucesso, a riqueza e saúde.

Se não sabia disso, largue agora mesmo de ser um androide manipulado. Investigue-se, liberte-se.
simbolo de Aquarius, a era do conhecimento livre, a informação
democratizada, sera apenas um coincidência este simbolo aparecer assim?

 Não podemos deixar de lado esta cena que mostra o simbolo do signo de  Aquarius, que representa o futuro interconectado, a tecnologia, conhecimento e a evolução nos relacionamentos humanos.
A Era de Aquário, na qual estamos desde o final do século 20, a era da informação, acessível para todos, basta ter vontade de conhecer.

Os astrônomos acham que a era de aquário só virá em 2600, mas para
os astrólogos ela já está vigente 


Você não é , e nunca foi dependente das circunstâncias. Fique bem. É sua responsabilidade.

Se você entrou em sintonia com esta mensagem, compartilhe e enriqueça o seu ciclo social.






quinta-feira, 19 de outubro de 2017

MULHER MARAVILHA E O SAGRADO FEMININO

Se existe a Criação tem que existir a Recepção, a força feminina é tão forte e inerente quanto o universo.

Mulher - Maravilha ou Princesa Diana de Themyscira do universo DC, apareceu pela primeira vez na revisa All Star Comics #8 de dezembro de 1941, escrito pelo Dr. Willian "Charles" Moulton e ilustrada por H. G. Peter.


Bela ilustração do símbolo

É considera um dos maiores ícones da cultura pop do sexo feminino e a razão disto será explanada a seguir.

Este personagem carrega uma simbologia maravilhosa em relação ao poder feminino.

Tal poder que está inerente no universo, a polaridade feminina, quando tratamos de Sagrado Feminino, é desta força universal que se trata e não a uma específica linha de pensamento ou religião.

O sétimo grande princípio hermético - diz que há um Gênero manifestado e tudo, ou seja, que há masculino e feminino. Entretanto, é preciso deixar claro que o Gênero, no sentido hermético, é derivado da raiz latina que significa gerar, procriar, produzir.
Essa palavra tem um significado mais geral que o termo sexo, que se refere às distinções entre coisas viventes: machos e fêmeas.
O sexo é simplesmente manifestação do Gênero em um certo plano. (o físico, da vida orgânica). 


A partir da visão taoísta do mundo tudo está manifestado com base duas forças a do Yin e do Yang, isso vai desde o universo até  uma partícula atômica. Então assim está a condição humana, dividida nas força masculina e feminina, não são opostas e sim cooperativas e só é possível a criação através desta  união.
Resultado de imagem para tai ji yin yang
Tai Ji, nome deste símbolo taoista
                                  

Se tratando do filme desta personagem fantástica,com direção de Patty Jenkins e estrelado por Gal Gadot, percebe-se a  simbologia da grande força da mulher, que foi retratado em uma circunstância de guerra, onde as amazonas foram treinadas para tal evento.

 Num passado distante Ares matou todos, mas Zeus ainda ferido, o derrotou. Antes de sucumbir, Zeus deixou uma arma mortal contra deuses o pai de todos criou uma ilha remota onde as amazonas pudessem viver em paz sem  a intervenção do homem. 

Diana é filha de Zeus, e representa  a força do pai na Terra, as amazonas inclusive sua mãe Hipólita a protegem mas  uma delas,sua tia Antíope, intui  que ela terá que lutar um dia por isso a treina pessoalmente.

 Em Themyscira ou Ilha Paraíso  ninguém sai e ninguém entra, muito menos um homem até um acidente aéreo de um militar durante a 2ª guerra, o soldado das forças aéreas cai nas praias da ilha que de alguma forma a barreira dimensional  que a protegia foi quebrada, e com esta abertura  o exército que estava atrás do acidentado invade a ilha dando início a uma tremenda guerra e matando vários e várias.

Analisando a sabedoria desta história identifica-se a polaridade Yang, masculina e mais sutil, poder do Céu representado por este homem,Steve  Trevor  que veio em seu avião, Princesa Diana representado obviamente a força Yin, poder da Terra vindo de baixo mergulhando no mar e resgatando-o salvando da morte. Na sabedoria antiga, sabe-se que antes havia apenas uma força no ser humano até que houve a 'queda dos anjos' para que o jogo evolutivo da humanidade pudesse continuar, assim é a razão da queda de Lúcifer como consciência feminina e em seguida Miguel ou Mikael como consciência masculina para resgatar Lúcifer para manter o equilíbrio, e assim é de acordo com  a guerra dos céus conhecida como “Tarakamaia”. 


Imagem relacionada
Diana indo buscar Steve, simbolizado a Queda dos Anjos

 Como um dos filhos do Eterno, de hierarquia avançada, caiu  na humanidade emitindo através do mesmo uma nova consciência angélica para equilibrar o jogo evolutivo da humanidade. Pelas imagens de Diana descendo do topo da montanha e buscando o homem podemos nos conectar a este grande evento na humanidade,como ela se encontrando com a humanidade para dar início a uma nova Era.

O poder feminino, trás a realização, ou seja, torna as coisas possíveis, materializa a ideia. É por causa da decisão de Diana, de escutar o chamado do herói em sua vida, que a guerra se dirige para o fim e acima disso trazer o equilíbrio a humanidade,isto é, a realidade femimina equlibrando e dando substância aos homens. E além disso,  história de um ser puro (angelical/semideifico) se apaixonar  por um ser humano é uma história que já está no nosso inconsciente coletivo como prova de resquícios destes eventos.

Imagem relacionada

Na citação onde Diana diz: “Ares está influenciando os homens a lutar” , é bastante coerente astrologicamente, pois a época entre 1909 até 1947 estava sendo regido pelo planeta Marte, que na linguagem grega é chamado de Ares, o deus da guerra, isto é, muitos desafios e conflitos entre os homens, gerando a então 2ª guerra mundial.

Resultado de imagem para mapa astral  em 1945
exemplo do mapa astral de 1942, regência de Marte



Diana se dispôs a  enfrentar Áries para retornar a paz no mundo, isto é uma simbologia que nos ensina a epopeia evolutiva do ser humano tendo sempre  que resgatar seu equilíbrio, a força feminina vindo equilibrar  e amenizar a excessiva energia masculina que estava destruindo a humanidade, representada por  Ares.

No momento do avanço de Diana investindo na travessia do campo dominado pelo lado oposto, ela se veste com seu elmo protetor que traz uma grande simbologia, o triângulo invertido e uma estrela no meio.



Triângulo invertido , o formato do elmo é o símbolo máximo da Terra, 
a parte fértil, a mãe natureza.


A estrela no meio do elmo representa a fonte energética que ali reside, o chackra frontal, ou Ajna,  e é representado em ilustrações o triangulo invertido. Suas funções são os processos de raciocínio, visão, inteligência e estratégia. Em estado avançados é possível desenvolver a clarividência, em algumas histórias, Mulher- Maravilha possui capacidade de telepatia, função regida também por este plexo energético .

    Imagem relacionada

No  arcano  Ás de copas do Tarot, é um cálice cheio, representa a resolução de problemas com força vital plenitude e estratégia nas diretrizes que se deseja traçar. Esta energia está encorporada em Diana lutando para dar fim a guerra.

O cálice é símbolo da receptividade da face feminina, sua forma contém a ideia de um plano de amor incondicional e transcendente, acima dos padrões humanos, a receptividade amorosa, a Terra é a verdadeira mãe, ela sempre irá nos sustentar, este é o Sagrado Feminino e a busca pela verdadeira natureza da mulher.

O cálice  é  um triângulo invertido, fazendo jus ao simbolismo
à força feminina da receptividade.



No fim, Trevor está no céu, como começou, a força masculina Yang luta no céu, enquanto Diana Yin  luta na terra finalizando a grande representação das polaridades e suas funções,  uma bela arte visual.


Todos os seres possuem o Yin e o Yang dentro de si, é um erro achar que uma é inferior a outra, existem ciclos de atuação  entre  elas como no dia o sol se põe para o lua atuar, é a natureza nos ensinando como funciona o metabolismo universal.

 Resultado de imagem para steve trevor dies


Diana, a Mulher Maravilhosa é uma força astral inerente em todas as mulheres, é  a força para lutar e se impor no mundo com verdadeira humildade reconhecendo sua função sagrada. No homem também existe esta energia que deve ser encarada como igual e cooperativa. Criar esta consciência é  o sexo divino, a união das forças para a criação de uma nova energia, a alquimia interior, é assim no plano físico assim como não plano astral. “tudo que acontece em baixo é igual e análogo ao que acontece em cima” como diz uma das leis do hermetismo.

Com essa lição que aprendemos com este personagem/história, nos conectamos com nossa natureza e  assim como uma das mensagens que traz o Ás de copas, regozijarmos o que não está de  acordo como nossa evolução.

Se você entrou em sintonia com esta mensagem, compartilhe e enriqueça o seu ciclo social.

Caio Elil.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

HOKUTO NO KEN E AS ARTES MARCIAIS ESOTÉRICAS

As Artes Marciais, antes de serem Marciais , eram Místicas, qual foi a inspiração para esta obra? tem fundamento? tem sim, e vamos falar disso!
. 

Hokuto No Ken é um mangá dos anos 80, criado por Buronson (roteirista) e Tetsuo Hara (o ilustrador),  na tv brasileira nunca foi exibido o anime é também da década de 80.
Resultado de imagem para hokuto no ken
O enredo desta historia se baseia em duas épocas, pré-apocalipse e pós – apocalipse.
Na era pós- apocalipse  em torno dos de 1990 que  foi causado pelos próprios seres humanos, usando armas nucleares, devastando toda a fauna e flora, os paradigmas mudaram e armas de fogo não existem mais, nem dinheiro ou joias tem algum valor. Os homens contam com restos de tecnologia de transporte e armas rusticas como facas e machados.

Kenshiro Kasumi, ou apena Ken, é o centro desta história, ele é o herdeiro de uma linhagem de uma Arte Marcial muito perigosa, intitulada com “Arte do deus da morte”, “Arte para assassinato”, que se baseia em acertar pontos vitais do corpo humano para ferir de dentro para fora, ela se chama   Hokuto  Shinken, Punho Divino da Estrela do Norte.

Esta técnica foi criada de acordo com  mangá esta arte foi criada à 1.800 anos antes da época dos Três Reinos, ela segue o princípio do Yin e do Yang, que foi passada por um velho mestre para os ancestrais de Kenshiro e seus irmãos.   A aventura  de Ken  atrás de seus irmãos que são também herdeiros de Hokuto Shinken é bastante vasta, e é necessário assistir animações paralelas que explicam detalhes, porém focaremos na origens reais desta arte marcial criada para o anime/mangá.


O Punho Divino de Hokuto, deriva de uma Arte Marcial Chinesa baseada no equilíbrio das energias Yin e  Yang. Isto é uma referência direta dos princípios do Gong Fu. (kung Fu)


 Se diz ser criada na época dos três reinos entre 169 e 280 D.C os registros mais antigos do Gong Fu são de 356 DC na qual é a construção do templo Shaolin.



“Se baseia em acertar pontos vitais do corpo humano...” ou seja, este pontos se referem a Acupuntura, a ciência médica milenar chinesa, existem registros da Dinastia Shang agulhas de bronze datadas de 1000 AC . Os registros mais antigos de materiais de Acupuntura é das Pedras Bian datadas de 10000 A.C e os registros oficiais do uso desta técnica  para tratamento de doenças  é O Livro do Imperador Amarelo e o Clássico das Dificuldades,escrito  entre 206 e 220 AC.


Imagem relacionada
Ilustração de Bodhidharma, famoso por ser bastante severo
em sua lições.


O uso dos conhecimentos das energias dos pontos vitais para auto defesa foi só foi ser usado muito tempo depois, quando o Bodhsatva Bodhidharma viajou até o templo Shaolin, e lá desenvolveu exercícios respiratórios para os monges para melhorarem a saúde e em seguida os próprios monges perceberem que estas técnicas podem ser usadas para auto defesa ao se deparar constantemente com invasores e até mesmo animais selvagens(!)



Monges estudando e ensinando técnicas da
Acupuntura.


Resultado de imagem para shaolin temple chinese medicine

Os monges Shaolin, já usavam o conhecimentos dos meridianos energéticos pois fazia parte do conhecimento geral do templo, a união deste conhecimento com artes marciais  se remete as frequentes invasões ao templo, pois usavam para se defender, não matavam, mas inutilizavam os seus oponentes .





A soma de todos os ponto da direta e esquerda 
                                                                                                                                               


Uma outra concepção da inspiração para Hokuto Shinken, é uma técnica usada para manipular o Qi ( lê-se T´chi, em japonês é Ki ,energia vital) para atingir a longevidade e a consciência superior, chamada Tai Ji, e é focada no equilíbrio do Yin e do Yang mais do que se pode imaginar.  Os ideogramas de Tai ji se referem ao altíssimo, ao mais elevado estado de consciência universal, pode ser chamado de divindade, assim como Shinken , que nesta ordem significa “punho divino”, e Tai Ji Quan é “Punho do grande cume”, ou “altíssimo”.


Zhang Sanfeng, desenvolvedor de Tai Ji depiois de um insight
ao observar um conflito entre uma garça e uma serpente.


A realidade nesta obra está nos conceitos e não na ilustração.  
Além de Ken, muitos possuem a técnica de Hokuto, são todas baseadas no controle do Qi.

Concentração no chackra Mulahadra ou Dan- Tien




Em Souten No Ken,  que é um prelúdio, é apresentado o ancestral de Kenshiro, chamado Yan Wang, e com ele vários outros que possuem a técnica, com características diferentes, temos o Lin Wang que é mestre no controle do Qi para com objetos externos, isso é possível quando se sabe os princípios do Qi e do Yin e Yang.




As Artes Marciais Místicas foram ensinadas antes para manter um link com a espiritualidade, afinal para chegar em níveis de consciência elevados é necessário que a saúde esteja em dia. Este modelo de pensamento voltado ao equilíbrio tem total influência de Budha Siddhartha, que depois de passar por várias práticas ascéticas chegou a um insight, quando estava quase morrendo na beira de um pequeno rio, assistiu a afinação de um bajo, e percebeu que se este instrumento ficar frouxo não toca nada da mesma forma que se ficar muito apertado também não servirá para nada. Portanto somente o Caminho do Meio, poderia favorecer uma evolução de consciência a fim de entender o sentido da vida e assim encontrando a felicidade.
uma bela representação, para que sintonizarmos com a mensagem

Bodhidharma (Daruma no Japão) sacerdote budista que recebeu instrução de Budha, seguiu este princípio do caminho do meio quando ensinou aos monges os exercícios que hoje são o que conhecemos como Kung Fu (Gong Fu)

Com este fato, costumo dizer que se eles estão praticando o Wushu/Kung Fu, estão indiretamente praticando o budismo, afinal estão buscando um equilíbrio na vida.

Se você entrou em sintonia com esta mensagem, compartilhe e enriqueça o seu ciclo social.


Caio Elil.


segunda-feira, 11 de setembro de 2017

DOUTOR ESTRANHO: UMA NOVA REALIDADE


Doutro Estranho é um um personagem que descobre uma realidade fantástica, alguns chamam de fantasia e ficção, mas será mesmo? qual a relação entre as descobertas dele de suas habilidades para com a realidade?

S
tephen Strange , o Dr. Strange foi criado em 1960 pelo escrito e editor Stan Lee e Steve Ditko, e apareceu pela primeira vez em Strange Tales   #110 1963



Foi inspirado no Mandrake, o Mágico, que fazia as hipnose loka nos anos 30. Todo o conceito das história  são bem reais no ponto de vista esotérico, e é isso que se trata essas análises, explorar o ponto de vista a partir da ideia que toda ficção possui uma realidade


A prova disto são os arquétipos, padrões simbólicos que podem ser inseridos em qualquer outro simulacro. Os filmes, peças, livros todos eles trazem arquétipos que tem relação total com a moral da história. 

O arquétipo geral aqui posto é do herói, entretanto eu percebi , percebe-se um interior, que é o do Mago, no baralho do Tarot, é a primeira carta, simbolizando o inicio, renovação e surpresas.
Resultado de imagem para o mago tarot


Ele nos ensina, sobre a criação, sobre nossa capacidade de criar aquilo que jamais existiu. Nós criamos nosso mundo, é o Agente da Mudança e por conseguinte ,somos responsáveis por nossas próprias vidas.







Abordaremos o filme, da Marvel,que estreou em novembro de 2016 com alguns detalhes a mais.




Para todos nós, existe um chamado do herói, se realizam em várias   situações  dependendo do nível de consciência lúcida do indivíduo, pode ser desde um tropeço, um aviso de uma pessoa mais esclarecida (e ás vezes não) uma decepção, uma palestra e pode ser na maioria das vezes uma doença,  o lance é que a vida sempre está lhe dando estes chamados . Neste caso é retratado com um acidente.


Um neurocirurgião de auto nível, bem sucedido, rico, bonito, nível intelectual altíssimo, que mais essa pessoa poderia querer realizar na vida não é mesmo? Só que com todas essas qualidades o que na verdade havia era um cirurgião ambicioso (corrupto nas hqs) não media esforços para ter o que queria.


Arrogante, egoísta, ganancioso , insensível a ponto de escolher seus pacientes de acordo com que ele  ia ganhar em fama e status deixando pessoas até morrerem, adquirindo uma natureza cada vez mais materialista numa situação dessa a vida tem que dar um belo puxão de orelha, não é ?
O filme foi brando nestas questões,nas hqs  era  um mal caráter de marca maior.


 Em uma versão de origem nas HQs de Doctor Strange  traz uma leitura onde Stephen já tivesse feito uma viagem   ao   Tibet/Himalaia  onde originalmente está o kamar-taj do Ancião, e o acidente acontece depois dessa viagem uma vez que recusou ficar para estudar as artes místicas devido ao seu senso cético.
Mais uma vez eu vejo o chamado do herói reforçando a mudança na vida do homem.
Stephen sofre o acidente e lesiona as duas mãos e perde a firmeza dos movimentos junto com sua carreira pois dependia 100% delas. Não o bastante ele perde quase toda a sua fortuna com tratamentos e cirurgias todas sem resultado funcional, o universo foi tão irônico que o único que podia fazer alguma coisa mais eficiente era ele mesmo

  

Batendo de frente com sua realidade a ciência médica ocidental não podia mais fazer nada por ele,  foi quando Strange fiou sabendo de alguém que já tinha se curado de uma lesão pior ainda.
Essa cena bate com a realidade no sentido de que a mente lógica precisa de uma certa curiosidade baseada e comprovada, “como assim alguém já se curou de um lesão na coluna?” imagine um médico que vive refazendo ligamento e remontando espinhas e cartilagens ouvir isso. Foi necessário que o universo colocasse algo que chamasse a atenção dele , pois o universo fala de acordo com seu nível de consciência.


Uma imensa satisfação nessa cena onde a Anciã mostra as imagens dos Chackras e meridianos energéticos de Acupuntura.
Mapa anatômico dos canais energéticos 

“Cada um desses seres, viam uma parte mas não um todo”
Resultado de imagem para alex grey image full body
Aqui temos uma ilustração de como
seria o todo.


Estamos acostumados a acreditar que só existe essa camada de carne e osso do homem, a verdadeira espiritualidade é perceber que antes da matéria existe a energia/vibração/éter ou melhor o  Qi
Tal reação esperada quando a  Anciã diz que na verdade ela ensinou o Pangborn a orientar as células através da lucidez espiritual.

Essa forma de falar foi bem interessante pois me fez lembrar dos mestres do Qi Gong, curando seus pacientes , alguns nem precisavam tocar neles. E outros que se curaram com as práticas de qigong.
Segue um vídeo abaixo a respeito da auto cura através de técnicas Taoístas


Anciã com sua própria energia abriu-o o chackra da glândula pineal ou Ajna,  é muito conhecido como  terceiro olho. Suas principais funções são a percepção extra-sensorial, inteligência e quando aberto , a clarividência.


Isto explica a viagem que Strange fez às diversas dimensões do universo  pois suas percepções da realidade  os cinco sentidos fora super estimulados.

E uma experiência como essa bem realizada e a surra no ego com certeza acende o fogo da alma para essa nova realidade eu sei como é isto, acredito que você que está lendo também saiba, se não logo saberá, pois você não chegou até aqui atoa.


Engraçado, a cena que Mestre Mordo entrega a senha da wi-fi para Strange, e está escrito Shamballa, é um local místico citado em textos sagrados e presente em diversas tradições do oriente .No budismo tibetano , Shamballa é um reino oculto dentro de outra dimensão mais sutil que a 3º dimensão, localizada na região do Himalaia e o Deserto de Gobi. Em sânscrito significa “lugar de paz” ou “lugar de silêncio”.

Mapa representando avistamentos OVNIs durante as expedições

Nos estudos das sabedoria das idades, Shamballa é o grande centro de luz espiritual, o 7º reino da Terra. Houve exploradores adeptos de várias linhas da espiritualidade que tentaramencontrar a cidade ‘sem acesso’. Essa cidade foi originada depois da queda de Atlantida , que desde então guarda todo o conhecimento oculto e a consciência divina  do mundo. A cidade sagrada de K’unLun de Punho de Ferro, segue o mesmo principio de Shamballa. E Wakandaestá mais para El Dourado, pois ela foi tratada como uma cidade física em essência.

(Em breve, post sobre Mundos Internos)

Durante seu treinamento, obteve êxito devido sua capacidade intelectual bem desenvolvida, e todo conhecimento que exige trabalho especial para ser adquirido, é domínio da energia do Mago, seja na área a eletricidade descobrindo os mistérios da alta voltagem ou como ele,na medicina. Essa capacidade intelectual é o produto da energia do Mago, o que me faz indagar, se ele não era um Mago antes.
Resultado de imagem para doctor strange astral projection read book
um nível é você se projetar, projetar uma outra pessoa é outro nível O.o
 Aqui temos um conceito muito importante na magia, é a projeção astral, é a capacidade de se desdobrar do corpo físico, existem relatos e muitos indivíduos alcançaram esse objetivo. Talvez a maior  referencia em projeção astral seja Robert A. Monroe e eu li engoli  estes dois livros que foram essenciais, inclusive tive experiências em seguida, incrível.
Sem dúvida é um grande passo na vida do praticante, essa cena mostra o domínio genial do corpo astral.

                                             Quando Stephen pergunta “como faço para sair daqui, até ai?”comofaz  essas magia ai?A resposta é aquela né, “como você se reconstrói espinhas dorsais?
Ou seja, muita prática e estudo.

Mas antes, quando a Anciã entra nos conceitos básicos da magia percebe-se toda a realidade na afirmação “a linguagem das artes místicas é tão antiga quanta a civilizaçãoos magos da antiguidade chamavam o uso desta linguagem de ‘feitiço’, mas se isso ofende seu senso moderno, é só chamar de programa, o código fonte que molda a realidade”.

Temos aqui uma definição perfeita de como lidar com a realidade, pois ela é feita do que você acredita, não “eu acho que é”acreditar é como você se move, e o mundo se move de acordo com você. Ora, partindo deste princípio não é difícil entender que a magia está no aprofundamento da realidade.
Manda padrão Oito, bela representação.


Na afirmação: “extraímos energia drenada de outras dimensões do multiverso conjurando armas, escudos lançando feitiços,pra fazer magia”.

As formas que o escudos mágicos têm, são Mandalas, significam circulo de poder, podem ser usadas para proteção, harmonizar e repelir. Alguns definem como padrões matemáticos perfeitos como pitagóricos e proporção áurea  


As mandalas são representações do micro-macro , de como funciona o universo em uma escala evolutiva.
Esse tipo de mandala que aparece são muito comuns no oriente e principalmente no Tibet e Nepal que é mais ou menos a região que eles estão.

A afirmação junto com os movimentos batem muito com o conceito de Reiki, que é uma pratica espiritual terapêutica japonesa, é uma energia superior canalizada pelo ‘reikiano’ através da imposição de mãos. Reiki é composta por dois ideogramas, Rei – inteligência divina e Ki- energia vital.
símbolos reikianos para cada  objetivo

No entanto existem símbolos no reiki para que os ultilize para um determinado fim, são 6 símbolos principais. Quando ela começou a fazer os movimentos formando o mandala de energia eu me lembrei imediatamente disso.

  E de aqui em diante muitas referências esotéricas, quando a Anciâ diz: “ não se pode obrigar um rio a se submeter, tem se render a correnteza e usar o poder dela como se fosse seu” , isto é, Wu Wei, a arte de lutar sem lutar, máxima do taoísmo, principio filosófico que é a base do pensamento oriental, a medicina chinesa (acupuntura e fitoterapia) o qigong ,e  Tai ji quan , todas essas praticas foram desenvolvidas por mestres taoístas da antiguidade. 

Primeiro verso de Tao Te Ching, leia




Um bom exemplo da
Dimensão Espelhada na vida real é a Constelação Familiar, uma técnica terapêutica de pelo filósofo,teólogo e pedagogo alemão Bert Hellinger . Consiste em assumir papeis dos parentes para resolver problemas profundos  familiares, quando a sessão acaba todos voltam ser quem são, ninguém se transforma no parente e a vida segue.




Pode-se dizer que uma cena de teatro é um ritual, pois é onde acontece certas incorporações de papéis ou arquétipos e quando acaba tudo volta ao normal, as pessoas são as mesmas a vida segue normalmente. 
Imagem relacionada
um sessão de constelação familiar


O mago negro da história, Kaecilius, burla a regra fazendo magia negra agindo na realidade fora da Dimensão Espelhada, sim, é para o enredo, mas acredito que exista esses tipos de magos que manipulam a realidade para seu próprio bem, ou seja eles incorporam um teatro na vida cotidiana, como na tv ,rádio, etc  para fins pessoais, você consegue perceber a relação entre hipnose e propaganda ? somente aqueles mais despertos conseguem não cair neste jogo, e às vezes acontece umas recaídas, experiencia pessoal.
quanta ignorância ,não?

Manipular o tempo sem dúvida é um delito, e pode causar muitos danos à consciência, porém o tempo é uma medida da 3ª dimensão  o problema não é manipular o tempo é ser refém do mesmo, como Kaecilius foi, apesar de seu esclarecimento na artes místicas preferiu se apegar a matéria desejando vida eterna como um cético qualquer, ignorando toda a vida astral fora do corpo material, sem dúvidas essa é  a prova de que obter o conhecimento não significa que você seja um sábio.

A sequencia com Dormamu foi pra mima definição de sabedoria, ou seja através da magia que e uma pratica mais intuitiva, (vamos por assim) e o raciocínio lógico que ele usou pra negociar com a entidade, foi uma jogada de sabedoria, união perfeita entre coração e cérebro, coragem à favor da inteligência , como citado antes sobre o Mago ser capaz de criar algo que nunca existiu , eu senti que essa cena representa muito bem essa definição, afinal negociar com uma entidade extradimensional  é inédito não é?. Diferente de Kaecilius que tinha a inteligência à favor do medo.

Temos que lembrar que Dr. Strange, não cura as suas mãos, mas ele ganha um entendimento maior do poder que ele tem, grande meta do mago é atingir a união com os cosmos, isto é, não lutar contra o fluxo da vida e si entende-lo, enxergar além da dualidade de bem e mal e reconhecer que tudo  é um ciclo de evolução.

Assim como Strange, somos o tempo todo chamados para a grande aventura do herói, e geralmente é o que mais ignoramos. É preciso acordar, abrir os olhos para os sinais que o universo nos dar para evitar que esse chamado seja de um modo tão dolorido.
Lembre-se a irônia do universo não tem limites, não se assuste se a vida tem planos para você que na verdade não tem nada a ver com o que você imaginava. Pois o que pensamos na maioria das vezes  infelizmente está conectado com o que outros querem que você seja.
Assuma o poder, seja o Mago Supremo da sua vida, mude-a de acordo com sua vontade.
O mago é responsável por seu sucesso ou fracasso


E por ultimo essa boa referência mais uma vez aoschackras ,Mordo retira a energia que 
Pangborn conquistou par voltar a andar.

o nome disso é Vampirismo! 
Localizado ali entre o Swadhhistana e o Mulahadra  dois chackras que estão na região umbilical e genital, responsáveis por assegurar a energia básica do homem,  e o controle dos membros inferiores basicamemnte.
A afirmação 'tem magos demais' significa que existe um medo de o conhecimento fique para todos, isto é, o controle das massas diminuiria, esse medo por si só, já o torna um vilão de marca maior.

Você é o mago da sua vida, você cria e destrói a sua própria realidade, com a força do pensamento, gestos e palavras. Siga seu caminho sabendo que você é o mestre.


Se você entrou em sintonia com esta mensagem, compartilhe e enriqueça o seu ciclo social.



Caio Elil