quinta-feira, 10 de agosto de 2017

BATMAN VS SUPERMAN E OS CONFLITOS INTERNOS DO HOMEM

Batman Vs Superman é um filme que retrata o embate de dois grandes heróis, que possuem pontos de vista diferentes e compartilham de confusões acerca da realidade.Qual será a a mensagem por trás deste conflito? 


             
Batman, é um personagem criado na década de 30 por Bill Finger e Bob Kane  e publicado pela DC (Detective Comics) .

Superman foi criado por Joe Shuster e Jerry Siegel sua primeira aparição foi em Action Comics #1 também na década de 30.

Neste filme adaptado de uma série de  elementos dos quadrinhos entre eles  está “O Cavaleiro das Trevas” de Frank Miller que aborda um Batman mais senil e um tanto sem paciência para criminosos e “A Morte do Superman” que mostra o kriptoniano cheio de questões existenciais (e outras milhares referencias) 



                           Vamos abordar as questões simbólicas que consistem no filme de 2016







Imagem relacionada
Batman, de Frank Miller

Do diretor de Sucker Punch , Watchmen e 300 , Zack Snyder mais uma vez incorpora toda a dramatização que é essas duas polaridades da verdade e como elas podem se tornar um questionamento essencial para os seres humanos.

Voltado para a faixa etária de 12 anos  devido a uma série de burocracias (dinheiro) já poderíamos perceber uma completa confusão   no   que       o diretor quis passar ao público , um filme que realmente é sombrio , tanto que fez emergir a crueldade dos fãs de todos os lugares a ponto de desmerecer o cargo de diretor de Snyder.


Tenho que considerar um fracasso em demonstrar sua visão, mas nunca desmerece-lo, afinal ele cumpriu seu papel de tal forma que se projetou no futuro quando as crianças  de hoje estarão mais maduras e os atuais fãs de repente criarem um senso crítico além das burocracias ’hollywoodianas”. Seu erro foi justamente aprofundar tanto na psique dos dois  e dramatizar a razão dos acontecimentos com detalhes tão intrigantes ,  que os combates apenas foram para provar isso.



O Morcego de Gotham , já está farto de saber que
o sistema não funciona quando os assuntos não são sobre o mesmo, tal realidade que só acordou quando teve que ver seus pais serem mortos a tiro à queima-roupas na sua frente, um trauma que desencadeou um Agente da Mudança, que agora vê não a cidade em perigo mas o mundo, e alguém tem que fazer uma coisa, no caso, ele se sentiu nessa obrigação.
Inclusive o arquétipo do morcego, é um animal de poder conectado a renascimento, transformação e renovação.Os morcegos possuem uma história longa por sua natureza noturna. .

Joseph Campbell diz
 que o herói sai de seus aposentos para enfrentar situações fora de seu estado confortável, é exatamente o que um símbolo de mudança que não aceita a submissão do ser humano deve fazer.


É exatamente o que isso simboliza, alguém que faz.

Superman em seu estado mais confuso filosoficamente entre conceitos de bem e mal, certo ou errado se vê em um mundo que não é dele e tem que tomar decisões onde a justiça nunca falha , quando Lex , em sua fala : “...se Deus é de todo bom ,ele não pode ser todo poderoso”  se refere à Kal-El e seus pontos fracos , que vimos que quando ele se liga a alguém (Louis) a justiça começa a ser manipulável por haver uns valores um tanto egoístas envolvidos. 
Imagem relacionada
Cavill, representa um Supermam muito mais humano e
com verdadeiros conflitos internos
Superman originalmente tem sua imagem bastante divina em relação aos seres humanos e com isso vem questões como “eu tenho direito de intervir na vida deles?” devido a estas questões que foram se formando com sua família terrena, os Kent, ele agia de forma até incomum aos vigilantes que estamos acostumados , Superman preza pela justiça e não está a favor de apenas espancar o mal-elemento e retirá-lo da sociedade, e sim trazer o justiça como num confronto de armas de destruição em massa, ele viria para retirar todas as  armas com sua força e velocidade e que os humanos entrem em um acordo, teoricamente é assim que funciona em sua perspectiva. Mas neste caso existe uma parte obscura do Filho de Kripton que Lex conseguiu enxergar  e é isso que o diretor supostamente queria mostrar, que sempre há um equilíbrio e às vezes as trevas tem que tomar a luz quando ela começa a ofuscar os olhos.






Batman representa alguém que luta pela luz no meio da escuridão, enfrentando seu único medo, as trevas, onde teve seu primeiro contato com a morte
, por um outro lado Superman que veio do céu luta pela luz da esperança e que é em sua sombra que esta sua verdadeira batalha. Dois símbolos em conflito um com o outro pois existe um conflito interno, não sei se é interessante saber quem vence, mas sim meditar no próprio conflito, pois é isso que passamos dia e noite, é Deus e seu poder e o Humano seu potencial. O Morcego mostra neste filme que podemos ser mais, se existe um Deus ou alguém com capacidades similares não devemos nos submeter pois temos valor, pois enfrentamos a dor todos os dias e é isso que nos torna   valentes.


Por  isso venho me conformar com tantas críticas maldosas dos fãs porque sei que a maioria não viu isso, o simbolismo por trás das aparências. Carl Jung  diz que ”símbolos são portais para o outro mundo”, portanto quem souber vê-los, apreciará a viagem, digo eu. Devo me referir a cena que gerou tanta fúria, sim, como não! Oras, ninguém tinha percebido que eles tinham mães com mesmo nome, depois de 80 anos teve um que viu isso, e claro que não gostamos de nada novo, né!?



A falta de compreensão vem da ignorância do ponto de vista  emocional e não perceber que ao ver seus  os pais serem assassinados, os olhos do menino Bruce estão negros, mostrando que  as janelas de sua alma ficaram fechadas e ele permaneceu preso em sua própria escuridão, quando adulto, visitando o mausoléu dos pais, do túmulo da mãe sai um demônio,este é o seu trauma-demônio.

Ele se viu se tornando aquilo que sempre lutou contra.


No momento em que mataria o Superman, ao ouvir o nome Martha, ele tem seu gatilho-catártico,   já que quase se tornou aquilo que mais odiava ademais, na mesma cena, seu capacete está pela metade, simbolizando o conflito entre monstro e homem no seu rosto. 

Enfrentando seu trauma, sua razão obscura de fazer o que faz e se desequilibrar,  Ao invés de entrar no lugar dele tentar compreender a situação, isso é ser o seu próprio herói, enfrentar seus medos.
Por isso, novamente digo que esta obra ficará para o futuro, com um Da Vinci que desenhava objetos da alta tecnologia e só depois mais de 300 anos que fomos entender. Essa é a maldição do visionário.

Ser Batman é enfrentar seus medos todos os dias.
Será que é isso que andamos fazendo? será que não estamos colocando nossos medos embaixo do tapete, ignorando nossas fraquezas (?)
Do que será que  você tem medo? da pobreza? da solidão? e da doença? o que dizer da morte nesse caso não é mesmo?
Enfrentar  os medos significa aceitar que eles existem, as devidas providencias serão tomadas após essa atitude.

O morcego , em seu arquétipo nos ensina a nos libertar nos nossos medos ou outro padrão que não se encaixa mais no nosso crescimento, através do mergulho em nossas sombras.
Batman Vs  Superman, é um filme  de detalhes, aqueles lá mesmo,relacionados a suas questões pessoais que você pode estar ignorando.

Outubro, 2016


Se você entrou em sintonia com esta mensagem, compartilhe e enriqueça o seu ciclo social.


Caio Elil

2 comentários: