quarta-feira, 16 de agosto de 2017

HOMEM - ARANHA E A VERDADEIRA MATURIDADE

O Aranha é um personagem que todos adoram, ele encerra todos os valores e desafios que todos nós já passamos e vamos passar, a maturidade, mas o que realmente é maturidade?


Homem aranha / Peter Parker foi criado pelo escritor/editor Stan Lee e Steve Ditko e ,sua priomeira aparição foi em Amazing Fantasy #15 Agosto de 1962 
Resultado de imagem para spider man amazing fantasy

Este filme trás várias referências dos criadores e homenagens aos filmes anteriores, abordando o início das peripécias do escalador de paredes. Mesmo não havendo a morte traumática de Ben Parker ou a picada da aranha, fatores muito importantes foram entregues substanciando a essência do personagem.
Homem Aranha já se tornou um arquétipo do nerd loser para homem over power, porém nesta historia  existe um elemento crucial que está entre ter e ser , isto é, a maturidade.

Peter tem seus 15 anos e poderes de super força (2tol), sentidos apurados e inteligência apurada, agarra nas paredes e tem agora um traje high tech desenvolvido por um magnata industrial gênio  que criou uma das maiores façanhas militares , Tony Stark, os civis o chamam de Homem de Ferro. É como se o cara fosse o Elon Musk da Marvel, esse cara criou automóveis elétricos e tem projetos para ser acessível às pessoas, trabalha com  a NASA e já projetou um  foguete que vai pra órbita terrestre e volta para seu posto de decolagem, não é qualquer um .

Resultado de imagem para spider man homecoming stark give me thesuit
Imagina você quando ganhava um brinquedo novo, louco pra
chegar em casa
!
O ponto é que Peter mesmo tendo estes poderes ainda precisa de maturidade para discernir onde quando  e qual a dosagem usa-los. O filme mostra ele aprendendo a viver nesse mundo com suas habilidades, não adianta nada saber ou ter poderes se você não saber como usar.
A máxima dessa lição é “se você não é ninguém sem o traje, você não o merece” . O traje é como uma ferramenta, transferindo para nossa realidade pegarei um exemplo do dinheiro, ele é um bem, um facilitador , quando se tem dinheiro é mais fácil se deslocar, se alimentar, vestir, morar, mas continua sendo um facilitador, pois quem move as coisas através desta ferramenta que é o dinheiro é você. Assim é Peter com seu traje, achou que já sabia tudo só porque tem poderes, hackeou a roupa e usou as opções avançadas que estavam bloqueadas pelo programador, e como Ícaro que voou perto demais do sol caiu, porém, o herói não cai morto na terra como estamos convencidos,a leitura é mais simbólica do que parece, ele cai por terra, ou seja, se voou para o céu sem ter base, a terra o puxa imediatamente para a realidade, geralmente é a velha decepção. Ao fim, dando tudo errado tendo que devolver para o criador.

Só depois de provar que ele consegue limpar a própria sujeira sem o traje e com suas próprias habilidades é que se ganha a consideração e o merecimento da roupa.

Imagem relacionada
"Eu queria ser como você"
[NUNCA SE COMPARE!]
Quando Peter adquire os poderes eles não vieram com um manual de instruções. Muitas vezes usamos nosso conhecimento que julgamos benéficos em momentos desnecessários e/ou impróprios. É como se formar na faculdade de medicina e sair por ai jogando conhecimento e boas intenções em qualquer um, seja um advogado, T.I etc. ter conhecimento não significa que você tem poder sobre tal, o conhecimento é ter mais possibilidades em sua vida, mas como irá realiza-las depende da tua maturidade espiritual, isto é, sabedoria, quem você é sem nada? sem emprego, dinheiro, casa ou outros bens,e aí? De acordo com suas virtudes que se é merecedor; chega a ser simples, quantas pessoas não se tornam outras quando obtêm dinheiro ou um status? E logo caem na falência,  pois não eram dignos, eles não eram o status, não faziam de acordo com a natureza delas.
O que chamou a atenção para o arquétipo da aranha, símbolo de poder de criatividade que tece os caminhos de sua própria vida. Ou seja, vemos isso em Peter que sem duvida é um garoto genial criador, de seus equipamentos como o  disparador de teias, do seu traje, enfim, como uma aranha, que  cria seu próprio lar. Para algumas tradições nosso mundo surgiu em consequência da teia que ela teceu no Princípio.

Mais forte do que o Ben ditar aquela frase icônica, é o próprio Peter descobrir por si só que poderes pedem um preço e você tem que responder a esta habilidade, daí vem o termo responsabilidade.

Imagem relacionada

A vida só te dar o que você tem, ou seja, o que você desenvolve em virtudes e valores,riqueza espiritual vem antes da material. Ser espiritual é dominar a matéria, é ser digno do 'traje' para facilitar o que você já faz por excelência.

No fim do filme, foi marcante o fato de Peter ter negado um outro traje mais hig tech ainda por sinal, e a entrada para os Vingadores , a  equipe com os maiores vigilantes do mundo, dignos de serem chamados de heróis, coisa grande.


“Eu estou de boa”, reconhece seu valor, tem real humildade saber quem você é, e ali adquiriu a verdadeira maturidade, que significa não depender de aceitação alheia ou apoio emocional, como uma aranha ele assumiu  sua realidade, não se submetendo, mas encarando de igual para igual.

Aceite sua realidade não sendo submisso, mas assumindo o seu poder de aranha pra criar uma outra realidade pois é só você que tem esse poder e é totalmente responsável por ele.

Eu já imaginava que este filme ia trazer detalhes como esse, e daí fiz uma teoria de que Peter recusaria o traje, eu estava certo, só que ele recusou entrar para os Vingadores, foi melhor ainda,claro, esse tipo de atitude naquele contexto não é nem de longe arrogância e sim, a auto-confiança.

E não pude deixar de reconhecer a numerologia por tras disto, suas 8 patas ,me mostram  o numero da realidade máxima, da transformação.
Este símbolo da aranha no peito me intriga ao assimilar com o Bagua





Homem-Aranha, nos ensina a ter jogo de cintura, saber lidar com as adversidades, e usá-las para se superar sempre! 
Seja flexível, balance pela cidade emanando alegria, confiança e proteção. Essa é a grande responsabilidade de alguém que tem grandes poderes, e somos nós

Então, a questão é você esta pronto para o poder, herói?

Se você entrou em sintonia com esta mensagem, compartilhe e enriqueça o seu ciclo social.


Caio Elil



Nenhum comentário:

Postar um comentário